Salvador | Bahia | Brasilcontato@livrepouso.com.br

A História da TAM

Post 10 of 25

 

 

 

Bem pessoal como todos nós sabemos a TAM Linhas Aéreas é hoje a maior empresa aérea do Brasil, e recentemente,  tornou-se a maior empresa de toda a América Latina, após a fusão com a LAN Airliners, formando assim a LATAM uma das 20 maiores empresas do mundo no ramo.

O Começo

Mas por trás de todo esse sucesso, logicamente tivemos um pequeno começo, em 21 de Fevereiro de 1961 nascia a TAM – Táxi Aéreo Marília, na cidade de Marília através da união de 10 jovens pilotos. A empresa funcionava com  4 aeronaves de modelo Cessna 180 e 1 Cessna 170 que transportavam passageiros e cargas. Após 6 anos de operação  a empresa foi comprada por Orlando Ometto, que mudou o perfil da empresa, fazendo assim apenas o transporte de malotes além de mudar a base para São Paulo. Em 1971 o empresário Orlando Ometto convidou um antigo piloto da companhia a ser sócio minoritário da empresa, o já falecido e famoso Comandante Rolim Amaro, que já no ano seguinte adquiriu metade das ações  da TAM e passando assim a assumir a direção da empresa. Poucos anos depois em 1976, Rolim dá origem a TAM – Transportes Aéreos Regionais, já nesse mesmo ano Rolim aumentou sua porcentagem sobre as ações da empresa, passando para 67% do capital. Daí em diante a empresa só fez crescer, na década de 80 a empresa obteve um dos seus maiores marcos, pois ali começava a chegada dos Turboélices Fokker F27, que chegaram para substituir os bimotores.

Década de Ouro

A década de 90 foi a melhor se não a mais importante para a TAM, pois foi marcada pela chegada dos Fokker 100, que foi a principal aeronave da empresa durante longos anos. Em 1993 a empresa foi pioneira ao lançar o progama TAM Fidelidade em atividade até os dias de hoje, em 1996 a TAM começou a operar em todo o Brasil, no mesmo ano a empresa comprou a companhia LAPSA do Governo Paraguaio e criou assim a TAM Mercosur, atualmente a TAM Airliners. Pouco tempo depois, a TAM comprava suas primeiras aeronaves Airbus, através de um consorcio com a LAN e a TACA, que resultou na compra de 150 aeronaves para as três empresas. Já em 1998 mais um grande marco para a empresa, a TAM recebe seus primeiros Airbus A330, fazendo com que seu primeiro voo internacional fosse efetuado numa rota entre São Paulo – Miami. Foi nessa década também que a empresa inaugurou o seu Centro Tecnológico em São Carlos interior de São Paulo.

 

 

Crescimento, Perdas, Fusão.

Assim foi, resumidamente em poucas palavras os últimos 13 anos da companhia, já em 2001 o comandante Rolim morre tragicamente num acidente de helicóptero, no mesmo ano a aviação em geral sofreu um grande declínio em função dos atentados de 11 de Setembro, apesar do ocorrido a TAM andou na contra mão da economia e cresceu 31% nesse período. No ano seguinte a empresa transportou nada mais nada menos do que 14 milhões de passageiros. Já em 2003 a TAM dá inicio ao compartilhamento de voos com a VARIG, e após uma carreira de 30 anos na empresa, Daniel Mandelli Martin deixa a presidência da TAM, assumindo assim o até então, Vice Presidente Financeiro Marco Antonio Bologna em Janeiro de 2004, Em 2005 novas frequências para Paris, Nova York e Buenos Aires são lançadas, aumentando ainda mais o mercado da empresa, reflexo disso no mesmo ano a empresa transportou 19,6 Milhões de Passageiros um aumento de mais de 40% em relação a 2004. No ano de 2007 a empresa da um grande salto para o crescimento, anunciando a aquisição de 22 aeronaves Airbus A350 XWB, previstas para serem entregues entre 2013 e 2018. Reflexo do seu grande crescimento a empresa encerrou o ano de 2008 com 129 aeronaves com uma idade media de 5 anos, o que faz da TAM uma das empresas com a frota mais jovem do mundo, a sua receita no ano foi de R$ 10, 5 Bilhões, pouco tempo depois a TAM S.A, controladora da TAM Linhas Aéreas adquiriu a Pantanal Linhas Aéreas. O ano de 2010 foi marcado pela entrada oficial da TAM na principal aliança mundial de empresas aéreas, a Star Alliance, no dia 13 de Agosto do mesmo ano, foi anunciada juntamente a LAN Airliners a intenção da união das duas empresas, a LATAM Airliners Group, as duas empresas juntas totalizam mais de 40 mil funcionários, 280 aeronaves, 115 destinos em 23 paises, a LAN ficará com 70,6% da LATAM e a TAM com 29,3% sendo a família Amaro detentora de 80% do capital votante da empresa. Ambas continuarão operando com suas marcas existentes e com suas próprias certificações, os acordos dos vínculos para a formação da LATAM Airliners Group já foram assinados além da ANAC já ter concedido a autorização prévia para a operação. A TAM e a LAN já concluíram o processo de fusão.

Presente

A TAM opera hoje com voos para 43 destinos no Brasil e 25 Internacionais, a sua frota hoje é constituída de 156 aeronaves sendo elas 29 (Airbus A319-100), 87 (Airbus A320-200), 9 (Airbus A321-200), 20 (Airbus A330-200), 2 (Boeing 767-300ER), 8 (Boeing 777-300ER). A TAM ainda tem 108 pedidos em aberto de aeronaves com previsão de entrega até 2018, sendo o maior pedido o de 38 novas aeronaves Airbus A320NEO. A TAM é considerada por seus passageiros a melhor empresa para se voar no Brasil atualmente, pela qualidade de atendimento, conforto de suas aeronaves, preços e por seu programa de fidelidade.

Como toda empresa a TAM já sofreu com alguns acidentes aéreos dos quais eu não citei, esse assunto vou deixar para um próximo Post, onde poderei falar um pouco de cada um deles.

, , , , , , , , , , ,

Este artigo foi escrito por Rafael

Menu
%d blogueiros gostam disto: