Salvador | Bahia | Brasilcontato@livrepouso.com.br

Como tornar-se um Comissário (a) de Voo.

Post 2 of 25

Fala galera, nesse post vou abordar uma outra área dentro da aviação. Vamos falar sobre a profissão de Comissário de Voo, tendo visto que são tão importantes quanto os profissionais que estão dentro da cabine, e na hora que o bicho pega, quem estará lá para nos ajudar são justamente eles. Também estou escrevendo esse post, pois ainda hoje vejo o pessoal se direcionando a profissão como ‘’Domésticas de luxo’’, o que mostra que falta conhecimento por parte de muitos sobre a importância desses profissionais, mas opiniões a parte, vamos ao que interessa.

Profissão de Comissário

A formação do Comissário (a) de Voo, prepara o tripulante para todos os tipos de ocorrências que possam vir a acontecer dentro da aeronave, o mesmo é encarregado pela segurança e conforto dos passageiros à bordo. A maioria das escolas oferecem um curso com duração de 4 meses, com aulas presenciais, as matérias abordadas durante o curso são: Segurança de Voo, Regulamentos da Aviação Civil, Conhecimentos Básicos de Aeronaves, Navegação Aérea, Meteorologia, Primeiros Socorros, Emergências a Bordo, Sobrevivência na Selva e no Mar, Atendimento, além dos cursos de Maquilagem, Penteados, Serviço de Bordo entre outros. Então, o Comissário (a) de Voo terá que saber um pouco de tudo que envolve o ambiente de trabalho. Assim como, os pilotos os Comissários (a) farão o exame de saúde exigido pelas autoridades competentes para a obtenção do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) que é um documento básico e indispensável para  exercer a profissão. Para você fazer esses exames terá que antes se registrar formalmente à ANAC, esse registro é mais conhecido como ‘’Código ANAC’’, para isso basta acessar o site da ANAC e realizar o cadastro.

Depois que você estiver com seu CMA em mãos e aprovado por uma das escolas homologadas, você deverá submeter-se  às provas da ANAC, mais conhecida como ‘’BANCA’’, após a aprovação nessa prova, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea. Onde admitido, o candidato, deverá receber as instruções teóricas e práticas sobre o equipamento no qual o mesmo ira habilitar-se. Vale lembrar que o Inglês é de extrema importância para a profissão, tendo algumas empresas como fase de suas entrevistas, 20 minutos de conversação em Inglês.

Não esqueça de verificar, se a escola na qual você irá ingressar está homologada pela ANAC.

Mais Informações: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/comissarios2.asp

Código ANAC: https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/IncluirCDANAC.asp

Exames necessários: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/exames.asp

, , , , ,

Este artigo foi escrito por Rafael

Menu
%d blogueiros gostam disto: