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Interpretando o METAR

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Bem pessoal, hoje vou falar sobre METAR, que olhando diretamente parece ser um bicho de sete cabeças,  mas não se assuste é simples. Com o tempo você olhando rapidamente já vai conseguir interpretar de cara.

METAR significa (Metereological Aerodrome  Report – Informe meteorológico de aeródromo), que é uma observação meteorológica regular para aviação, e é codificado de hora em hora, sempre nas horas cheias, utilizado para fornecer informações do tempo no aeródromo especifico.

Abaixo segue o exemplo:

METAR SBSV 291300Z 11017G28KT 1000 R10/1100U TSRA SCT010 BKN020 FEW040CB OVC100 26/24 Q1018 WS RWY10

SBSV – Indicativo de localidade da OACI, SBSV – (Salvador – Dep. Luis Eduardo Magalhães)

291300Z – Dia e hora da observação seguida da letra Z , 29 é o dia da observação e 1300 a hora Zulu

11017G28KT – Vento de Superfície os três primeiros dígitos (110) informam de onde vêm em relação ao Norte Verdadeiro, (17) é a velocidade codificada em  nós (Kt), nesse caso com Rajada (G) que pra ser Rajada a velocidade tem que ser 10Kt a mais que a codificada (17G28KT) nesse caso 11 Kt a mais que a codificada.

O vento pode ser Calmo, quando isso ocorrer ele será codificado da seguinte forma: 00000KT, velocidade inferior a 1Kt.

Variável – Codifica-se VRB, ou a direção média com as direções extremas VRB02KT, VRB20KT, 33010KT 270V360

Quando a velocidade do vento for acima de 100Kt, codifica-se como P99 Ex: 110P99KT, direção 110º velocidade 100Kt ou mais.

1000 – Visibilidade horizontal, codifica-se predominante em Metros 1000-1000m, quando for codificado como 9999, significa que a visibilidade está acima de 10,000m

Ou também CAVOK, que significa Ceiling and Visibility OK, que para ser codificado desta forma, o tempo presente no aeródromo tem que ser o seguinte: Visibilidade maior que 10,000m, nenhuma nebulosidade abaixo de 1,500m e sem CB e nenhum fenômeno como Chuva, Tempestade, Trovoada e etc.

R10/1100U – Alcance Visual na Pista, quando o RVR puder ser determinado e for informado, o grupo será formado pela letra R seguida do designador de pista e uma barra (/) seguida do valor do RVR em metros, no caso: R10/1100U – Pista 10, 1100m aumentando. Outros exemplos:

R10L/0300 – Pista 10 da esquerda 100m

R28C/0800D – Pista 28 do centro 800m diminuindo

R17/1000N – Pista 17, 1000m sem variação

TSRA – Tempo presente, DZ – Chuvisco, RA – Chuva, GR – Granizo, TS – Trovoada, SH – Pancadas, FG – Nevoeiro, HZ – Névoa Seca, BR – Névoa Úmida, quando a precipitação for leve terá um – antes do indicador (-RA – Chuva Fraca) quando forte terá + e quando sem sinal será moderada. Nesse exemplo temos Trovoada com Chuva moderada.

SCT010 BKN020 FEW040CB OVC100 – Quantidade de Nuvens, FEW – Pouco 1 à 2 oitavos, SCT – Esparso 3 à 4 oitavos, BKN – Nublado 5 à 7 oitavos, OVC – Encoberto 8 oitavos.

No caso, temos no exemplo acima, Esparso a 1000 pés, Nublado a 2000 pés, Pouco a 4000 pés somente CB e Encoberto a 10000 pés. Ou também pode se haver apenas os indicadores de CB e TCU que é Torre de Cumulus com grandes chances de se tornar um CB.

26/24 – Temperatura do Ar e do Orvalho, cada um com dois algarismos em graus Celsius, um detalhe importante sempre que houver névoa úmida ou nevoeiro a temperatura será igual ao do ponto de orvalho.  Temperaturas negativas serão precedidas pela letra M. Ex: M02/M02

Q1018 – Pressão QNH em hectopascal do aeródromo.

WS RWY10 – Informações Complementares,  nesse caso temos, cortante do vento na pista 10. Outros exemplos são RERA – Chuva Recente, RETS – Trovoada Recente, WS – Cortante do Vento, RE – Precipitação ou Trovoada recente.

Temos um site que podemos ter acesso ao METAR de diversos aeródromos, a qualquer hora, basta por o indicativo de localidade que ele te mostrará a ultima leitura. Segue abaixo o link.

REDEMET: http://www.redemet.aer.mil.br/

Também temos diversos aplicativos para celulares que nos informam o METAR real do aeródromo, tem aplicativo que chega a ser completo, lhe dá tanto o METAR como todas as informações do respectivo aeródromo. Esses aplicativos estão à disposição nos sistemas iOS, Android e Windows Phone. Eu particularmente tenho no meu Windows Phone o ‘’AirportSeek’’ onde eu escolhi SBSV, e ele me dá todas as informações do aeroporto, até a localização geográfica.

Então fica a dica galera, espero que esse Post ajude a todos. Qualquer dúvida, podem escrever sem problema algum, se eu souber responderei, se eu não souber, vou pesquisar e vou responder de qualquer forma. Obrigado !

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Este artigo foi escrito por Rafael

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