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Princípios do CRM na aviação

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As estatísticas apontam, 70% dos acidentes aeronáuticos são causados por erros do piloto. Ambientes áridos dentro das cabines  de comando, produzidos por comandantes que perderam a comunicação com sua tripulação, impedem a identificação das respostas para problemas na maioria das vezes, possíveis de serem solucionados a bordo, confirmando as estatísticas.

Veja neste vídeo, uma ilustração do que não fazer no seu cockpit! Aerovídeos

 

 

Nota:
Esta publicação é basicamente estruturada em tópicos significativos dos primeiros contatos do estudante de Ciências Aeronáuticas como o CRM. O seu conteúdo provém de abordagens em sala aula, e não tem a pretensão de cobrir o vasto campo de estudos que o CRM abrange. 

CRM – O divisor de águas no processo de tomada de decisão

Tendo sua origem no  programa de pesquisa de fatores humanos da NASA. O Gerenciamento de Recursos Corporativos (Corporate Resource Management – CRM) tem como meta, o uso eficaz de todos os recursos disponíveis para garantir segurança e eficiência nas operações aéreas. Seu treinamento busca a mudança nas atitudes e comportamentos da tripulação, da equipe de voo e de todos os integrantes das companhias.

O CRM é uma ferramenta essencial para o desenvolver da profissão do aeronauta.

habitar uma cabine de comando em altas altitudes e altas velocidades, exige uma tripulação com comportamentos treinados, que reflitam ações que favoreçam o trabalho de toda equipe, principalmente a do voo em operação. Por isso o treinamento de CRM tem como principal objetivo diminuir a incidência de falhas humanas nas operações aéreas e melhorar o processo decisório da tripulação.

O que o CRM não faz

  • Substituir as habilidades básicas de voo e conhecimentos técnicos
  • Tentativa de mudar a personalidade das pessoas
  • Diminui a autoridade do comandante
  • Cria processo democrático
  • Criar um recurso para ser mantido em reserva ou prontidão para emergência
  • Padronização de procedimentos de cabine

O CRM deve ser uma atitude constante, mesmo quando tudo está indo bem, de maneira que essas habilidades estejam disponíveis quando surgir uma emergência. Ele faz a utilização de todos os recursos para a diminuição das falhas humanas na operação de aeronaves e aperfeiçoamento do processo decisório. Ao contrario do que alguns possam imaginar, dentro de uma cabine com CRM  a autoridade do comandante não é diminuída, pois a última palavra no processo decisório é sempre do comandante.

O maior desafio do CRM não está em sua compreensão, mas em sua aplicação

A administração do Comandante

Dentre os recursos que o comandante de uma aeronave precisa administrar estão:

  1. O equipamento. O mais fácil elemento a ser gerenciado
  2. As informação dos instrumentos; manuais, pessoas, sentidos, etc.
  3. O combustível e o tempo (combustível x tempo). Consumíveis, limitam as ações.
  4. O ser humano o mais complexo (Respostas diversas)

O papel da comunicação no CRM

Livre Pouso CRM

A comunicação é o fator mais importante no gerenciamento da cabine, pois o processo decisório está alicerçado nas boas informações que por sua vez precisam de ambientes favoráveis para fluírem. A diminuição da comunicação é um dos efeitos mais nítidos de stress na comunicação do trabalho em equipe.

Treinamentos modernos consistem na operação de sistemas integrados e no processo decisório, que através da ferramenta do CRM auxilia os tripulantes melhorando a comunicação e a eficiência no compartilhamento das decisões.

O objetivo da comunicação no CRM, é fazer compreender os processos e aumentar a eficiência gerencial, que por sua vez também depende da comunicação.

Características que influenciam na comunicação

A tripulação deve comunicar-se com clareza, e ter certeza de que os outros entenderam o que se quis dizer.

Podemos identificar as qualidades da comunicação eficiente quando ela apresentar as seguintes características:

  • É curta
  • Precisa
  • Compreensível
  • É feita em termos padronizados
  • Faz uso de figuras

Os principais fatores que causam impedimento a comunicação eficiente são

  • Desnível de autoridade
  • Desnível de experiência
  • Insegurança
  • Excesso de confiança
  • Estresse

Existem filtros que modificam a forma da mensagem ser recebida

  • Preconceito
  • Expectativa
  • Reação treinada
  • Distração
  • Prioridades Inadequadas
  • Visão canalizada
  • Gírias
  • Conflitos Emocionais

Algumas Técnicas que podem ser utilizadas para melhorar a comunicação

  • Brifim
  • Indagação
  • Assertividade
  • Saber escutar
  • Resolver Conflitos
  • Debrifim

Se você achar que alguma coisa está errada, se você sentir-se desconfortável por alguma razão ou se você não entender alguma coisa, fale logo que possível

Os 6 passos para uma boa comunicação

  • 1º passo - Brifar os tripulantes definindo o que vai ser feito e estabelecendo um clima aberto para o fluxo de informações
  • 2º passo - Não ter receios de fazer perguntas
  • 3º passo - Defender o seu ponto de vista até estar convencido pelos fatos de que sua posição não está correta.
  • 4º passo - “Saber ouvir”!
  • 5º passo - “Saber resolver conflitos”!
  • 6º passo - habilidade de dar e receber “críticas construtivas”

Fatores Contribuintes nos acidentes com falhas humanas

  • Preocupação com falhas mecânicas pequenas
  • Liderança ou Supervisão inadequada
  • Falha em delegar tarefas e responsabilidades
  • Falha em estabelecer prioridades
  • Falha em comunicar planos e intenções
  • Falha em utilizar dados disponíveis
  • Falha em monitorar adequadamente o desempenho dos outros tripulantes

Trabalho de equipe

Mesmo que apenas uma pessoa esteja pilotando a aeronave em determinada hora, há outros membros da tripulação desenvolvendo atividades ligadas ao voo, ou seja, completar um voo com sucesso é uma tarefa da tripulação.

Aspectos que favorecem a formação de equipes

  • Espírito de corpo
  • Lealdade
  • Comunicação clara e franca
  • Satisfação: (Tarefas, Objetivos traçados, Relações interpessoais)
  • Co-responsabilidade

Aspectos que desfavorecem a formação de equipe

  • Individualismo
  • Competição
  • Desinteresse
  • Oposicionismo

Papel da Liderança no CRM

A liderança é o processo de influenciar as atividades individuais ou grupos para a consecução de um objetivo numa dada situação.

Em essência, a liderança envolve a realização de objetivos com e através de pessoas

Consciência Situacional para CRM

CRM

É a percepção precisa dos fatos e condições que afetam uma aeronave e sua tripulação durante um período de tempo definido, e suas consequências futuras.

Níveis de Consciência Situacional

  • Nível 1 – percepção: reage atrás da situação ( o piloto fica sabendo depois da ocorrência)
  • Nível 2 – compreensão: atualizado com a situação mais desligado dos acontecimentos futuros (o piloto sabe o que está acontecendo, mas não se antecipa interrompendo a cadeia de acontecimentos futuros)
  • Nível 3 – Projeção: proativo, à frente da situação, projeta as necessidades futuras ( nível ideal para um piloto)

Indicativos de perda da Consciência Situacional

  • Falha em atingir metas
  • Uso de procedimento não documentado
  • Descumprimento do procedimento padrão
  • Violação de mínimos
  • Ninguém pilotando a aeronave/atrás da aeronave
  • Ninguém olhando para fora da aeronave
  • Falta de comunicação
  • Ambiguidade
  • Discrepâncias não resolvidas
  • Fixação ou preocupação
  • Sentimento de vazio

Fatores de diminuição da consciência situacional

  • Inexperiência
  • Conflito interpessoal
  • Expectativas
  • Fadiga
  • Desinteresse

Dicas para a manutenção da consciência situacional

  • Tenha um plano para lidar com distrações
  • Predefina tarefas para as fases conhecidas de alta carga de trabalho e/ou alto risco
  • Defina tarefas ao confrontar-se com situações anormais
  • Mantenha sua proficiência técnica para melhor identificar e entender as anormalidades
  • Fale com os outros quando achar que a Consciência situacional está diminuindo
  • Monitore as atividades em curso

O fenómeno da fadiga

fadiga na aviação livre pouso

Na matéria publicada 18 de janeiro de 2013 no site Português Diário de Notíciasmais da metade dos pilotos portugueses admite ter adormecido involuntariamente em voo, indicou um inquérito realizado por investigadores apoiados pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, que contou com as respostas de 456 profissionais.

Pesquisadores de acidentes aéreos apontam a fadiga como um dos principais fatores que geram cadeias de erros, que levam a situações de alto risco e propensão de acidentes.

Veja o vídeo publicado em 20 de março deste ano (2013) no site do canal de tv on-line do parlamento Europeu, a polêmica da nova proposta de reguladores europeus para limitar o tempo de serviço dos pilotos.

Sinais de estresse e fadiga

  • Suor nas mãos
  • Diarréia
  • Taquicardia
  • Depressão
  • Irritabilidade excessiva
  • Baixa capacidade de concentração
  • Abalo emocional
  • Alteração no desempenho etc.

As principais consequências da fadiga são

  • Julgamento deficiente
  • Diminuição do tempo de reação
  • Problemas com a memória
  • Dores musculares
  • Dificuldades de atenção e concentração
  • Mudança de humor
  • Alterações de hábitos de sono e alimentares
  • Alterações sensitivas, etc.

Medidas preventivas contra a fadiga

  • Sono adequado
  • Dieta correta
  • Exercício Físico
  • Privar-se do cigarro e álcool
  • Repouso adequado
  • Conhecimento técnico e cientifico do trabalho
  • Relaxamento mental
  • Divisão da carga de trabalho
  • Abstinência de substâncias psicoativas

CRM no Processo decisório

CRM no Processo decisório

Etapas:

  • 1º - Reconhecer uma necessidade
  • 2º - Identificar claramente o problema
  • 3º - Reunir toda informação disponível
  • 4º - Identificar alternativas possíveis
  • 5º - Executar sua ação
  • 6º - Acompanhar os resultados

 

As atitudes perigosas na tomada de decisão

  • Anti-autoridade: ”Não me diga o que fazer” Antídoto: ”Siga as regras, geralmente estão certas”
  • Impulsividade: ”Faça alguma coisa rápido!” Antídoto: ”Não tão rápido, pense antes”
  • Invulnerabilidade: ”Não vai acontecer comigo” Antídoto: ”Pode acontecer comigo”
  • Machismo: ”Eu posso fazer isso” Antídoto: ”Assumir riscos é bobagem!”
  • Resignação: ” De que adianta?” Antídoto: ”Algo pode ser feito. Depende de mim!”
  • Regressite” “vontade de regressar/voltar” Antídoto: ” Não tome decisões precipitadas, volte com segurança!”
  • Complacência é causada pelos mesmos fatores que deveriam prevenir acidentes: experiência, treinamento, e conhecimento contribuem para a complacência.
  • Exibicionismo

 

Sequência de falhas de julgamento

Uma decisão incorreta aumenta a probabilidade de outras e diminui a chance de conclusão segura do voo. Acidentes por “erro do piloto” são causados por uma série de decisões inadequadas que se sucedem, e na medida que essa cadeia progride, diminuem as alternativas para um voo seguro

Interrupção da sequencia de falhas de julgamentos
No aperfeiçoamento do processo decisório, o CRM é a utilização de todos os recursos para interromper a sequencia de falhas de julgamento na operação de aeronaves e aumentar a segurança do voo.

 

Conclusão

 

Falta de CRM na operação de aeronaves, mata!

 

Gostaria de acrescentar algo sobre CRM a esta publicação? Seu comentário é muito bem vindo!

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Este artigo foi escrito por Rangel

Sócio fundador da Ciberconecta oferece hospedagem web e soluções de internet. Cursando Bacharel em Ciências Aeronáuticas com habilitação para piloto comercial. Co-fundador do Livre Pouso. Você pode curtir sua FanPage ou seguí-lo no twittter.

8 comentário:

Maria Helena22 de maio de 2013 at 19:06Responder

É fundamental e está comprovado. Mas é muito importante que as pessoas que treinam ou ensinam os procedimentos e recursos de CRM sejam, não só bem preparados tecnicamente e profissionalmente como pedagogicamente. E que sejam pessoas que pratiquem aquilo sobre o que falam. Senão, o efeito pode ser apenas racional e não vivencial, ou seja, CRM não é apenas aprendizagem, mas uma filosofia que deve estar profundamente arraigada em cada profissional consciente e competente da Aviação.

Maria Helena22 de maio de 2013 at 19:08Responder

Falei muito, mas é que amo essa doutrina e já trabalhei com ela, durante alguns anos. Acredito nela. E continuo entusiasta da Aviação, embora não sendo aeronauta.

Rangel Andrade22 de maio de 2013 at 19:14Responder

ótima definição Maria Helena! Comandante Câncio nos ensina que, é preciso exercer CRM em casa e na própria vida! É da lei que só se pode dar o que se tem!

Leonardo Brum Fornasier22 de maio de 2013 at 19:11Responder

Ótima iniciativa de debate e também um ótimo post!

Gostaria que mais espaços como este fossem criados para debatermos sobre Aviação. Não basta apenas pensar em fazer a diferença é preciso fazer.

Rangel Andrade22 de maio de 2013 at 19:13Responder

É isso Leonardo, o CRM é uma ferramenta essencial para o desenvolver da profissão do aeronauta.

CRM – NOTECHS | AirBlog8 de julho de 2013 at 13:38Responder

[...] http://livrepouso.com.br/principios-do-crm-na-aviacao/ CRM AVIACAO [...]

CMTE TOP14 de agosto de 2013 at 13:43Responder

CRM SIGNIFICA:

CONFORME REQUER O MASTER!!!!

O CMTE MANDA O RESTANTE ACATA SEM TITUBEAR!!!

AGORA O POSTE FAZ XIXI NO CACHORRO????????

Rangel Andrade15 de agosto de 2013 at 9:29Responder

Obrigado pelo seu comentário CMTE TOP!

Este é modelo defasado de COMANDO!
Post não foi feito pra levar xixi, agora o cachorro tem que aprender isso!

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